quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Paciente #206...os Braços do Dr...

Cuidar de um médico é sempre muito complicado.
Em especial um médico especialista em desmembramentos.
Aqui o Dr. aparece sem braços, fruto de uma queda aparatosa da sua cadeira de rodas.


Problema grave e com solução complicada.
O encaixe dos braços destas figuras é extremamente delicado, por isso a empresa que os fez arranjou maneira de fazer este encaixes num plástico duro transparente.
Se por acaso estas peças se partirem são praticamente impossíveis de reconstruir!


No caso presente,  a figura é tão pequena que extrair as peças e substitui-las poderia destruir o corpo da mesma. Sendo assim, optámos por colar os braços em posições que ilustrassem o carácter da personagem no filme de animação, paralisando o movimento dos ombros.


A figura fica em condições, com movimentos dos braços mas sem os ombros para mover.
Por vezes as decisões são cruéis, mas são opções que salvam a figura e que a tornam de novo valiosa para expor...


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Paciente #205...A Deficiência de Granamyr...

Granamyr, uma figura da colecção Masters of the Universe Classics, chegou-nos às mãos com um problema incomum e de difícil solução.


Durante a sua montagem em fabrica, uma das peças, que une o torso superior ao corpo propriamente dito, foi mal montada ficando meio diagonal.
O resultado é que a figura, depois de montada, fica como que virada de lado e não completamente de frente, facto que pode ser comprovado pelo desalinhar das placas ósseas dorsais, como podemos ver nas fotografias.


Para repararmos este espectacular dragão tivemos de recorrer a técnicas muito especificas e mesmo assim, ainda danificámos a peça que precisava de ser extraída do corpo da figura de modo a verificarmos o real natureza do problema.


Depois de uns minutos aplicámos calor localizado e conseguimos cortar a excelente cola que usaram para colar a peça ao corpo e extraímos o problema! (não publicámos estas fotos da extracção para não ferir sensibilidades).


O problema era mesmo na montagem que se revelou apressada resultando numa peça mal encaixada.
Voltámos a repor a peça, desta vez alinhada como deve ser e a montar o Dragão que ficou como novo sem se notarem os danos provocados inadvertidamente por nós.


Queremos desde já agradecer ao Pedro Mendes pela confiança nos nossos serviços e por acreditar desde o inicio na resolução deste problema.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Paciente #204...As cicatrizes de He-Man...

"Estava num balde, juntamente com outras figuras!"
Foi o que nos disseram quando trouxeram este He-Man cheio de cicatrizes no peito.


O pobre herói estava riscado de uma maneira que tivemos literalmente de lhe polir o peito para podermos retirar todas as marcas, feitas por fricção, por figuras armazenadas junto dele.


Duas horas de limpeza e polimento em todo o corpo e este He-Man está pronto para salvar o universo!

Paciente #203...As Asas da Guerreira...

É já muito comum aparecerem-nos pacientes com tentativas de arranjo falhadas.
Estes arranjos devem-se principalmente à geral falta de conhecimento das pessoas sobre os tipos de colas a usar em determinadas situações ou que tipos de materiais se podem conjugar com outros.


Este é um exemplo de como uma reparação pode correr mal ou nem sequer funcionar.
As asas desta guerreira foram coladas no local com cola quente!
para quem não sabe a cole quente é usada por muita gente para colar quase tudo e até poderia funcionar nesta figura se a aplicação tivesse sido correcta e na quantidade certa.
Consideramos uma grande sorte a figura não ter sofrido danos de maior, nem ter ficado descolorada.


para este problema tivemos de extrair toda a cola acumulada inclusive nos orifícios de encaixe das asas, que estavam completamente obstruídos e das próprias asas que tinha um autêntico lago de cola no seu interior.


E extracção da cola em excesso foi delicada e as asas voltaram a ser presas às costas da figura com a cola certa, assegurando uma sólida e duradoura resistência das mesmas.


A figura ficou como nova.

Paciente #202...A Lança do Predador...

Um desafio é sempre encarado como uma nova maneira de aprendermos com o problema.
Este foi um desafio curioso para o Action Figure Hospital e mostrou-nos que por vezes as coisas são para ficar como estão.


Este Predator aparece-nos com um acessório fora do lugar e a precisar de série reparação.
Esta lança de proporções pequenas partiu-se numa zona muito delicada e tão pequena que quase teve de ser reparada a nível  molecular!


Acontece que notámos que o corpo da lança estava torto e resolvemos endireitá-lo...foi um erro, pois quando aplicámos a lança nas costas a pequena peça voltou a partir-se. Segundo parece a lança já estava moldada ao corpo da figura, provavelmente devido a longo período de armazenamento.


O problema parece ter sido resolvido depois de voltarmos dar a mesma forma à lança que encaixou na perfeição e proporcionou um melhor manuseamento da figura.



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Paciente #201...o braço do Master...

As articulações são sempre os pontos mais fracos de uma figura de acção.
Por muito que se redesenhe e se invente, existem sempre defeitos associados às articulações.
No caso deste Meckaneck, uma queda de uma prateleira alta fez com que o perno, que segurava a articulação do ombro ao corpo, se partisse com a força do impacto.


O dito perno acabou por ficar dentro do corpo da figura, tornando assim impossivel a sua recuperação para um arranjo completo.
Neste caso a solução foi mesmo reconstruir o perno e aplicá-lo ao corpo sem deixar vestígios e massacrar ainda mais a figura.


Foi uma operação complicada e de contornos muito técnicos mas acabámos por dar nova vida a uma figura que tinha sido dada como irrecuperável!


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Paciente #200...O escudo de Hiss...

Consertar acessórios é sempre uma dor de cabeça.
Testar o material, tipos de cola, inventar adesivos líquidos e fazer experiências com pigmentos...


O caso deste escudo de uma figura de Masters of the Universe foi mesmo complicado.
Logo que nos chegou às mãos só vimos uma solução...colar as peças partidas!
Fazer uma peça nova em plástico estava fora do nosso orçamento e encontrar uma peça com a mesma tonalidade para esculpir seria quase impossível!


Andámos ainda às voltas com o tipo de cola ideal mas finalmente conseguimos fazer com que as peças se fixasse e conservasse a sua elasticidade.
O escudo esteve a secar umas 8 horas e foi logo devolvido ao seu dono para testes que provaram a eficácia do arranjo.


Este foi o nosso paciente número 200!
Quero desde já agradecer a todos os nossos clientes pela confiança nos nossos serviços e aos que ainda não são clientes que divulguem o nosso Action Figure Hospital.
Estaremos por cá enquanto as vossas colecções precisarem de reparação e as vossas figuras precisarem de cuidados profissionais.
A todos um muito obrigado!

Paciente #199...O banho do Papá Smurf...

PVC é sempre um material fantástico para se sujar com uma facilidade tremenda.
O caso deste Papá Smurf é só mais um dos muitos que por aqui têm passado.


Nada que nos assuste pois um bom banho com os produtos certos deram nova vida a esta antiga figura fabricada em Portugal nos anos 80.


Papá Smurf poderia ser posto à venda em qualquer local que passaria por uma figura nova!

Paciente #198...A Perna de Rokkon...

Este foi realmente um grande desafio.
Como quase todas as figuras de Master of the Universe, quando existe um problema nas pernas é porque os elásticos antigos apodreceram e partiram-se deixando as mesma sem qualquer utilidade para a figura porque não se conseguem manter no local.


No caso deste Rokkon, figura da mesma série, os encaixes para as pernas é completamente diferente e foi um desafio para nós tentar recuperar na totalidade esta figura.


Dado que o perno plástico da figura se tinha partido de um lado achamos melhor amputar a outra perna e fazer uma peça nova para poder prender depois as duas de maneira mais segura.
O perno novo foi feito em alumínio (não mostramos aqui por razões de segredo profissional) e uniu as duas pernas na perfeição.


Duvidamos que as pernas voltem a partir por ali.
A figura ficou melhor do que estava e recuperou na totalidade.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Paciente #197...O sindroma de Skeletor...

Síndroma de Maria Antonieta pode ser o nome que damos a uma espécie de problema que costuma aparecer com frequência no Hospital. No entanto trata-se de um problema que nos arrepia e, na maior parte das vezes, de difícil tratamento.


Este antigo Skeletor chegou com esse problema e tão sujo que quase não lhe víamos as feições.
Posso desde já referir que foram precisas pelo menos duas horas de total dedicação para por este Skeletor em ordem.


Uma limpeza delicada na cabeça e depois duas longas horas na cirurgia para voltar a por a mesma no local sem danificar o pescoço e a zona circundante.


Dada a antiguidade da figura, foi o máximo que pudemos fazer restituindo assim a vida a um objecto que iria para o lixo sem os cuidados apropriados.