terça-feira, 24 de novembro de 2009

Paciente #67...A recaída do soldado...

Não foi bem uma recaída o que voltou a acontecer com este nosso paciente.
Recebemos um telefonema do seu dono, uma semana depois de termos dado alta ao paciente e recebemos a figura de volta nas urgências.
Ao examinarmos a figura notámos que o braço estava novamente partido e a manga exterior rasgada. O que só poderia ter acontecido devido ao mau manuseamento de uma figura que já tinha sido muito difícil de recuperar.
O rasgão na roupa era mais grave na parte debaixo do braço, onde foi nítidamente forçado o movimento. No interior, a articulação do braço estava novamente partida.
Obtivemos uma confissão do cliente de que o braço tinha sido mesmo forçado e que se partira com facilidade. Ora sabemos que quando reparamos uma figura de um coleccionador costumamos pensar que a figura vai estar numa prateleira e não estará sujeita a "brincadeiras", especialmente uma figura cara e de edição limitada como esta.
Parece que não foi o caso.
No entanto optámos por voltar a reparar a figura e lamentamos dizer que houve algumas consequências desagradáveis.
Desmontámos novamente o braço, cortando novamente a manga exterior e interior e descobrimos que o tecido interior estava muito danificado devido ao adesivo usado anteriormente. Situação que já suspeitávamos e que teria ficado resolvida se o braço não tivesse de ser aberto novamente. Neste caso a manga interior teve se ser totalmente removida para podermos ter acesso ao braço partido.

A recuperação da peça foi difícil e demorada devido ao delicado trabalho de alinhamento e tempo colagem, assim como à furação da mesma para reforco com perno metálico.
Depois de montada novamente conseguimos "vestir" o braço ao soldado.
Voltar a colar a manga no local certo foi outro desafio à paciência do paciente e do cirugião que teve de aplicar pontos de pressão à mão, durante algumas horas. Mesmo assim o trabalho não ficou perfeito e a zona, que já tinha sido trabalhada duas vezes (e uma outra vez com cola inadequada aplicada pelo cliente, como referido no artigo anterior) não ficou perfeita.
No entanto o braço recuperou na totalidade o movimento sendo no entanto limitada a série de posições que podem ser executadas devido à natureza da colagem da manga.
Agradecemos que o cliente tenha o maior cuidado possível pois temos consciência de que será impossível um novo arranjo na mesma zona sem consequências graves e irreversíveis para o aspecto da figura...

Sem comentários: